x
23 de October de 2025
Principais impermeabilizantes na Construção Civil – Tipos e suas características

Principais impermeabilizantes na Construção Civil – Tipos e suas características

 A impermeabilização é, muitas vezes, uma das etapas mais negligenciadas de uma obra ou reforma. É justamente a impermeabilização correta que protege a construção contra infiltrações, mofo, bolor e patologias, sendo essencial para garantir a durabilidade e a saúde estrutural do imóvel. 

  Ciente da importância dos impermeabilizantes dentro da construção civil, a Irmãos Soares trouxe algumas informações sobre os principais produtos. Assim, você pode verificar as necessidades de sua obra e fazer questionamentos mais precisos. Vamos mostrar algumas características e onde cada um deve ser aplicado: 

1. Impermeabilizante Emulsão Asfáltica (Pintura Asfáltica): É uma solução versátil para construção civil com objetivo de proteger diversas estruturas contra infiltração de água e umidade. Composta por uma dispersão de partículas de asfalto em água, com auxílio de agentes emulsificante, é usada como impermeabilizante para os alicerces da construção. Os alicerces são as fundações – vigas, baldrames, blocos e alvenaria. A fundação é impermeabiliza para evitar a patologia de infiltração por capilaridade, uma patologia que se desenvolve na fundação da casa, refletindo, por exemplo, nos rodapés. 

 

2. Argamassa polimérica: É um modelo de impermeabilizante flexível à base de cimentos especiais, agregados minerais e polímeros aditivados que, após a cura, forma uma membrana impermeável. Pode ser aplicado em qualquer ambiente molhado como, reservatório de água, piscina, banheiros e entre outros respeitando a pressão de água. Não precisa de reboco após o uso. Na Irmãos Soares é encontrada como Tecplus Top.

3. Manta asfáltica: É um impermeabilizante muito usado em lajes, protegendo contra vazamentos, infiltrações, mofo e bolor. Comumente aplicada sobre lajes de pisos e forros, podendo dispensar o uso de telhados e oferecendo custo-benefício em manutenção e estrutura. A manta asfáltica é a escolha ideal de impermeabilização para quem procura durabilidade e economia nas suas coberturas.

4. Impermeabilização por cristalização: É usada em estruturas subterrâneas, reservatórios de água, piscinas de concreto e fundações. Uma mistura de pó com concreto que possui uma reação química capaz de fechar trincas. O produto cristalizante permanece ativo e inerte dentro do concreto por toda a sua vida útil, se o concreto desenvolver novas microfissuras estáticas (geralmente até 0,4mm de abertura) e estas entrarem em contato com a água, o cristalizante é reativado. Ele forma novos cristais que crescem para dentro da fissura, selando-a e restaurando a estanqueidade do concreto. Portanto, o fechamento das trincas é feito por cristais químicos.

Imagem ilustrativa 

5. Aditivo impermeabilizante: É um produto químico que, quando misturado no cimento, água e areia evita infiltrações onde o reboco for aplicado. O aditivo age dentro da massa de concreto por hidrofugação e redução da permeabilidade, oferece vantagens como permanência, fácil aplicação e prevenção. Sua aplicação é feita principalmente em fundações e alicerces, rebocos e contrapisos, estruturas enterradas, concreto impermeável. Na Irmãos Soares você encontra alguns exemplos de aditivos para sua construção.

Imagem ilustrativa

6. Manta líquida é um dos impermeabilizantes usados em fundações, lajes e alvenarias (paredes), podendo também ser aplicada em telhas. É comumente muito usada na telha de fibrocimento para aumentar sua resistência, durabilidade e melhorar a retenção de calor. A manta líquida forma uma espécie de “pele” protetora resistente ao sol e à chuva, evitando fissuras, umidade, mofo e fungos. 

 

 Imagem ilustrativa

Essas são as opções de impermeabilizações mais usadas no momento dentro da construção civil. Gostou? Qual atende melhor a etapa atual da sua obra? 

Lucas Antonelle Crea 1019486210/D-GO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *